Francisco Paolillo, 500 - São Carlos-SP 16 99207-8520 16 3416-7877

Notícias e Artigos

Quais são os tipos de transformadores?

Quais são os tipos de transformadores?

Publicado em: 9 de setembro de 2016

Responsável por garantir o uso de energia elétrica em residências e indústrias, o transformador de energia elétrica é um equipamento que trabalha dentro dos princípios da indução de corrente e tem capacidade de modificar a tensão elétrica.

Existem dois tipos diferentes de transformador: o transformador de potência, que recebe a energia elétrica da usina e repassa para a rede de transmissão, e o transformador de distribuição, que é a última etapa antes da energia elétrica chegar até o consumidor.

Para mensurar a necessidade do transformador de energia elétrica, basta ter em mente que os maiores geradores das usinas elétricas enviam uma tensão superior a 10.000 V, o que é impossível para o uso doméstico — que utiliza tensões de 110 ou 220 V.

Basicamente, a energia produzida pelas usinas chega ao transformador de potência em uma tensão muito grande, e continua assim durante toda a extensão dos fios da rede elétrica. É neste ponto que o transformador de distribuição entra em cena, reduzindo essa tensão e distribuindo-a para casas, lojas, empresas, indústrias e consumidores

Esta corrente elevada chega até uma bobina presente dentro do transformador de energia, criando um campo magnético. Essa energia é, então, transformada em uma tensão adequada e enviada aos consumidores finais.

Se levarmos em conta apenas a finalidade de uso, existem quatro tipos de transformadores de energia. O primeiro é o transformador de corrente, que permite a mudança de corrente contínua para corrente alternada. Já o transformador de potência atua para enviar a tensão ao sistema de distribuição.

O modelo de distribuição, por sua vez, repassa a tensão pelos fios da rede, e o transformador de energia de força envia ao consumidor. Durante todo este processo, a tensão da energia elétrica vai sendo reduzida até chegar aos lares e empresas na medida adequada.


Envie seu Orçamento!