MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES A ÓLEO É FUNDAMENTAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO
Verificação periódica pode evitar maiores danos
A manutenção não deixa de ser uma forma para prolongar a vida útil de um equipamento, em uma revisão, por exemplo, pode-se verificar um pequeno problema que se resolvido naquele instante pode diminuir os riscos de um reparo ainda maior. Assim, as avaliações são essenciais para que uma máquina não fique desativada e prejudique o desenvolvimento de alguma atividade.
É fato que todos os equipamentos precisam de revisões periódicas, principalmente os transformadores que fazem parte de um sistema tão complexo quanto o de energia elétrica. A manutenção de transformadores a óleo deve garantir que o material está operando corretamente e possibilita diagnosticar se precisa de reparos, sempre que for observada alguma alteração no funcionamento do transformador. Lembrando que é ideal evitar reparos no transformador a óleo, para que não precise ser desligado.
Um tipo de manutenção de transformadores a óleo, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é que recomendado que se verifique todos os dias o nível de óleo e a temperatura do transformador. Verificar se a carga e a tensão estão corretas também é uma forma de manutenção de transformadores a óleo.
A manutenção de transformadores a óleo para evitar o superaquecimento do material deve ser realizada nas subestações de energia, verificando se não há nenhuma aquecimento incomum. Para a garantir que a qualidade do líquido isolante é fundamental a manutenção de transformadores a óleo, para isso deve-se retirar periodicamente amostras de óleo para análise .
A análise visual é uma forma de garantir a manutenção de transformadores a óleo. Nessa verificação pode-se observar alguns fatores que exijam que o transformador a óleo seja desligado, por exemplo, ruído fora do comum, vazamento considerável de óleo ou superaquecimento do líquido isolante. Nestes casos, o não desligamento pode gerar riscos e maiores transtornos.
Pode-se perceber que manutenção de transformadores a óleo pode evitar acidentes e desligamentos dos equipamentos. O não funcionamento de transformadores a óleo pode afetar o abastecimento de energia de uma região, prejudicando diversos clientes da companhia de energia, assim se torna fundamental realizar manutenções regulares.